110 Filmes para Conhecer Bem Terror - Parte III

E retornamos com a terceira parte desta extensa lista para você conhecer bem o gênero terror e suspense. Se ainda não viu a Parte I e a II, é melhor conferir logo, pois é uma seleção bem interessante, enriquecedora e que com certeza você não vai querer deixar de conferir. Sem mais enrolação, daremos continuidade ao 110 Filmes para Conhecer Bem Terror.

Jorge - Essa terceira parte da postagem contém grande parte de meus filmes favoritos, e também aqueles considerados os melhores da história.

O Abominável Dr. Phibes. The Abominable Dr. Phibes. Reino Unido. 1971. Robert Fuest


Antes de Jogos Mortais, havia Dr. Phibes. Neste longa metragem estrelado por Vincent Price, o desfigurado protagonista trama uma vingança contra a equipe médica que deixou sua esposa morrer. Claro, eu não teria mencionado Jogos Mortais em vão. O Abominável Dr. Phibes trás mortes violentas e originais dentro dos parâmetros da década de 70.

A Hora do Pesadelo. A Nightmare on Elm Street. EUA. 1984. Wes Craven


Wes Craven inovou ao transportar o terror para o mundo confortável dos sonhos, criando um dos maiores símbolos do gênero junto com o rosto e a atuação de Robert Englund. A Hora do Pesadelo se tornou uma franquia com sete filmes e uma refilmagem, além de que Freddy Krueger já enfrentou Jason Voorhees em um crossover. Esta produção que revelou Johnny Depp é original e bem trabalhada, sendo uma das principais e mais importantes obras de Wes Craven.

O Bebê de Rosemary. Rosemary's Baby. EUA. 1968. Roman Polanski


Obra prima assinada por Roman Polanski, O Bebê de Rosemary é um filme que trabalha bem a tensão ao utilizar com maestria uma conspiração satânica para trazer ao mundo o Anticristo. Visualmente esplêndido e com atuações impecáveis, além de contar com o desempenho marcante de Mia Farrow, tornam um lugar simples e urbano em um local de desconfiança, desconfortável e perseguidor.

Alucinações do Passado. Jacob's Ladder. EUA. 1990. Adrian Lyne


Jacob's Ladder é um dos melhores filmes do gênero já produzidos, pois une com maestria o terror psicológico com o macabro e o bizarro, proporcionando uma sensação e hostilidade ao mesmo tempo que é reflexivo e admite interpretações variantes. Se não bastasse, é uma das produções que mais inspira e serve de base para a montagem de outros longas metragens que lhe sucedem.

O Iluminado. The Shining. EUA. 1980. Stanley Kubrick


Dirigido por Kubrick, contando com a interpretação inesquecível de Jack Nicholson e adaptando para o cinema uma das histórias mais famosas de Stephen King, O Iluminado é um excelente longa metragem que se mantém forte e possui grande influência até nos dias atuais. Visualmente bem trabalhado, com boas atuações e repleto de cenas memoráveis, O Iluminado de fato é uma produção marcante.

O Exorcista. The Exorcist. EUA. 1973. William Friedkin


Grande representante do gênero, O Exorcista foi uma produção ousada e que gerou muita polêmica, o que auxiliou na formação de sua reputação. Já foi considerado o filme mais assustador de todos os tempos, e o desempenho do elenco não deixa nada a desejar, da mesma forma, seus efeitos e montagens são bem realizados. Um horror bem equilibrado comum roteiro bem explorado,  Não é em vão que este filme seja uma constante quando se listam ou mencionam os melhores títulos de horror.

Um Lobisomem Americano em Londres. An American Werewolf in London. EUA/Reino Unido. 1981. John Landis


Um Lobisomem Americano em Londres é um filme de lobisomem muito bem feito e com uma das transformações para a criatura mais marcantes do cinema, além de conter uma dosagem interessante do bom humor negro. Um bom exemplo que filmes de monstros, em especial, os de lobisomens, podem ser feitos com maestria e conquistar os espectadores.

Nasce um Monstro. It's Alive. EUA. 1974. Larry Cohen


Representando as produções trash deste gênero, Nasce um Monstro é uma produção peculiar filmada na década de 1970 que, apesar das inúmeras deficiências, o diretor Larry Cohen consegue superar as limitações e filma um clássico que até recebeu um remake em 2009 (Anjo Maldito), e hoje é cultuado e admirado, o que é difícil para filmes assim. Bebês monstros super agressivos não são muito comuns no cinema, o que ainda torna esse longa bem original.

O Vampiro da Noite. Dracula. Inglaterra. 1958. Terence Fisher


Com as atuações marcantes de Christopher Lee como Conde Drácula e Peter Cushing como Van Helsing neste filme que adapta mais uma vez a obra de Bram Stocker, desta vez com mais diálogos e um visual um pouco mais apropriado e sangrento, dando uma nova expectativa e um novo formato para os filmes de vampiro. Uma pérola que merece ser conferida não só apenas pelo seu elenco estrelar.

Halloween - A Noite do Terror. Halloween. EUA. 1978. John Carpenter


Um dos maiores sucessos de John Carpenter, Halloween além de trazer ao mundo os filmes slash de assassinos mascarados, e consequentemente criar o ícone Michael Myers, revelou também a atriz Jamie Lee Curtis. Com um orçamento minúsculo, esta produção é mais uma prova de que é possível realizar algo excelente com poucos recursos, bastando um bom diretor e um bom roteiro, criando, com menos frequência, clássicos originais e marcantes.

Quadrilha de Sádicos. The Hills Have Eyes. EUA. 1977. Wes Craven


Segundo filme dirigido e escrito por Wes Craven, um de seus melhores trabalhos e, infelizmente, um dos seus menos populares. Quadrilha de Sádicos ganhou um remake muito inferior em 2006, e por incrível que pareça (principalmente para os fãs de The Last House on the Left) foi o longa responsável por tornar o nome de Craven famoso antes de sua carreira decolar com A Hora do Pesadelo e Pânico. É uma produção independente muito bem realizada que aproveita bem os cenários e tornou Michael Berryman e sua cabeça oval famosos.

Não deixe de acessar o ID Serrial Killer, pois, antes que possa imaginar, sairá a parte IV!

Compartilhar no Google Plus

Autor João Marciano

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

2 5:

  1. Fantástico Principalmente Quadrilha de Sadicos

    ResponderExcluir
  2. Esse comentário sobre o Mich Berry no 'Quadrilha de Sádicos', realmente realçou a vontade de ver.
    Inclusive dar uma pesquisadinha no artista [que eu já googlei, por falar nisso].
    Muito boa, a lista. Tem certos filmes que talvez já não vá mais lá na alma das pessoas, como por exemplo, A Nightmare on Elm Street, mas eu como portador de tais filmes em HD, eu devo dizer que são clássicos que não podem ser deixados de lado. ;)

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial